quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Novos pais novos filhos

A sociedade tem traçado para a família caminhos perigosos, e até mesmo contraditórios. Os pais sumiram dos lares e os filhos estão sóis! Sim até aí todo mundo sabe e até lamenta, O que as pessoas não estão percebendo é que as questões financeiras, já não são mais a razão pelas quais as famílias tem se submetido a Tanto, os familiares optaram por se afastar! Pergunta para a mãe: Se o seu marido tivesse um aumento no salário que suprisse as necessidades financeiras da casa você sairia do seu trabalho para se dedicar ao lar? Há uma enorme possibilidade dessa mãe dizer NÃO! pois cuidar da casa tornou-se algo chato, a dinâmica do trabalho lhe deixa mais vivaz, eleva sua auto-estima, lhe oferece um círculo de amigos interessante, é bem menos estressante lhe dar com o trabalho do que com o lar.  
Do mesmo modo pergunte para o(a) filho(a): Você gostaria que sua mãe passasse o dia com você em casa?  Ele dirá: Como é? E então temos uma crise de identidade dentro da família. Os pais não estão fora do lar apenas por necessidades financeiras. E os FILHOS NÃO estão SÓIS como dizíamos! Toda ausência tende a ser suprida. E os filhos estabelecem mundo a fora, relações complexas, inseguras, intensas e impensadas, pois a presença moderadora dos pais não existe.
O grande problema acontece quando os pais chegam do trabalho, pois vão aos filhos na busca de retomar seu lugar de autoridade, E NÃO CONSEGUEM, vão em busca do abraço apaixonado e NÃO CONSEGUEM, vão em busca de um simples diálogo, e NÃO CONSEGUEM. os espaços já não existem mais. Os pais chegam e os filhos permanecem no quarto! Os pais protestam, os filhos revidam, e o único tempo que a família passa "unida" se terna um "saco", estabelecendo-se assim, um círculo vicioso.
O espantoso é a aparente ingenuidade dos pais quando vêem seus filhos nas drogas, na prostituição, saindo do lar para morar com amigos(as), e então se perguntam o que foi que eu fiz? Onde deveriam perguntar: o que foi que eu não fiz! 
Os pais sabem estudar, ler, pesquisar, pensar, se auto-criticar, conversar, se preparar para o trabalho. Mas acham que fazer o mesmo pelos filhos não vele a pena. colocam-os no mundo e vamos ver no que vai dar, isto em todas as classes sociais, até na igreja!
A bíblia diz: Pais, ensina o menino no caminho que deve andar..., isto é um mandamento. e não se engane, Deus sabe muito bem quem é culpado e quem não é, não vai levar em consideração e aparente ingenuidade dos pais diante de suas práticas auto-destrutivas.
Saiba que não existe um espaço que proporcione maior felicidade a alguém que a sua própria (simples e pacata) família.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário